terça-feira, 22 de outubro de 2013

Vida no desconhecido Multiverso- Parte 1

O típico herói hollywoodiano contorna a morte por profissão. Muitas vezes, milhares de bandidos atiram nele de todas as direções, mas erram sempre por um triz. Carros explodem em apenas uma fração de segundo depois de ele ter encontrado abrigo para a ameaça de uma bola de fogo. E amigos sempre aparecem para resgatá-lo pouco antes de o vilão cortar sua garganta. Se qualquer um dessas coisas acontecesse apenas um pouquinho diferente, diríamos um “hasta la vista baby” para o herói. E mesmo que não tenhamos visto o filme antes, algo nos diz que no fim ele estará são e salvo.


Em alguns aspectos, a história do Universo lembra um desses filmes de ação. Muitos físicos argumentam que uma pequena mudança em uma das leis físicas causaria alguns desastre que impediria a evolução normal dos Cosmos e nossa existência seria impossível. Se a força nuclear forte, por exemplo, que mantém o núcleo atômico unido, fosse ligeiramente mais forte ou mais fraca, as estrelas não forjariam a quantidade necessária de carbono e de outros elementos que parecem indispensáveis para formar planetas e a vida. Se o próton fosse 0,2% mais pesado, todo o hidrogênio primordial teria decaído quase imediatamente em nêutrons , e nenhum átomo teria se formado. A lista dessas condições é enorme.
As leis da física, em particular as constantes da natureza que entram nessas leis, como as forças que denominamos fundamentais, parecem finamente ajustadas para fazer nossa existência possível. Sem invocar uma explicação sobrenatural que, por definição, estaria fora do objetivo da ciência, físicos e cosmólogos começaram, por volta de 1970, a tentar resolver esse enigma conjeturando que nosso universo é apenas um entre muitos, cada um com suas próprias leis físicas. De acordo com esse raciocínio “antrópico”, pode ser que apenas ocupemos o raro universo em que condições certas aparecem juntas para tornar a vida possível.


Muitas características nas leis da natureza parecem ter um ajuste fino: Uma pequena mudança em qualquer das constantes que aparecem nas leis da física tipicamente leva a um “desastre”. Os átomos não podem se formar ou a matéria pode ser dispersar tanto no espaço que não seria possível colapsar para formar galáxia, estrelas ou planetas. Mas, mudando duas constantes de uma vez, teremos conjuntos de valores possíveis compatíveis com a formação de estruturas complexas e talvez algumas formas de vida inteligentes. Mudar três ou mais constantes amplia ainda mais as possibilidades.
Bom, este é um tipo de assunto complexo, intrigante e muitas vezes anômalo. Porém vem mostrando como a ciência está estudando o nosso universo, ou “os vários universos”. Esta é a primeira parte de 5 posts que levaram o conhecimento sobre os cosmos além das fronteiras da imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário