terça-feira, 22 de outubro de 2013

Por quanto tempo a Terra poderá suportar vida?

A Terra pode continuar suportando vida por pelo menos mais 1,75 bilhões de anos, desde que um holocausto nuclear, um asteróide errante ou algum outro desastre não intervenha, um novo estudo calcula.


Mas mesmo sem esses cenários apocalípticos dramáticos, as forças astronômicas acabarão por tornar o planeta inabitável. Em algum momento entre 1,75 bilhões e 3,25 bilhões de anos, a Terra vai viajar para fora da zona habitável do sistema solar e ficará em uma “área quente”.
Estas zonas são definidas pela água. Na zona habitável, um planeta (neste sistema solar ou em qualquer outro) está na distância certa de sua estrela para ter água em estado líquido. Mais perto do sol, na “zona quente”, os oceanos da Terra iriam evaporar. Claro, as condições de vida complexa – incluindo os humanos – se tornarão insustentáveis antes que o planeta entre na zona quente.
Mas a principal preocupação dos pesquisadores foi a busca pela vida em outros planetas, não prevendo um cronograma para o fim da vida na Terra.
A evolução da vida complexa em nosso planeta sugere que o processo requer uma grande quantidade de tempo.
Células simples apareceram pela primeira vez na Terra há cerca de 4 bilhões de anos. “Tivemos insetos há 400 milhões de anos e os dinossauros há 300 milhões”, disse o pesquisador Andrew Rushby, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido. “Humanos anatomicamente modernos surgiram apenas nos últimos 200 mil anos – assim você pode ver que é preciso muito tempo para a vida inteligente se desenvolver “.
Rushby e seus colegas desenvolveram uma nova ferramenta para ajudar a avaliar a quantidade de tempo disponível para a evolução da vida em outros planetas: um modelo que prevê o tempo que um planeta iria passar em sua zona habitável. Na pesquisa, eles aplicaram o modelo para a Terra e outros oito planetas atualmente na zona habitável, incluindo Marte.
Eles calcularam que a vida da Terra na zona habitável é tão longa quanto 7.79 bilhões de anos. (A Terra é estimada em cerca de 4,5 bilhões de anos). Enquanto isso, os outros planetas tem suas vidas na zona habitável que variam de 1 até 54,72 bilhões de anos.
“Se nós precisarmos nos mudar para outro planeta, Marte é provavelmente a nossa melhor aposta”, Rushby disse em um comunicado. “É muito perto e permanecerá na zona habitável até o final da vida útil do sol – 6 bilhões de anos a partir de agora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário