terça-feira, 22 de outubro de 2013

Nós podemos mover o Sol?

Em algum momento no futuro distante, nossos descendentes podem querer mudar o Sol de lugar – um projeto de mega escala hipotético referido como engenharia estelar. Mas por mais bizarro que pareça, a ciência diz que a ideia pode funcionar.


Esta ideia foi proposta pela primeira vez pelo físico Dr. Leonid Shkado, em 1987.
Para isso, teríamos que construir uma estrutura reflexiva gigantesca em um lado da estrela. A luz do Sol atingiria essa estrutura e ricochetearia, empurrando-a para longe.


Se esta estrutura reflexiva tiver massa suficiente, ela também iria atrair a estrela com sua gravidade. O Sol estaria tentando empurrar a estrutura de longe, mas a estrutura estaria puxando-o junto com ele.
Se pudermos alcançar esse perfeito equilíbrio, poderíamos mover o Sol em torno da galáxia, usando a própria luz das outras estrelas como impulso. A princípio, o Sol se moveria lentamente – ao longo de milhões de anos, teríamos mudado a velocidade apenas 20 metros / segundo. A estrela teria viajado cerca de 0,3 anos-luz, menos de 10% do caminho para Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo. Mas mantendo o processo por um bilhão de anos, estaríamos movendo a estrela milhares de vezes mais rápido – o Sol já teria viajado 34 mil anos-luz, uma parcela significativa da galáxia.
Imagine uma civilização futura utilizando esta técnica para mover as estrelas para locais melhores, ou mesmo reorganizar grandes porções de uma galáxia para seus próprios fins energéticos. Não há nada nas leis da física que impeça isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário