sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Naica - A caverna de cristais gigantes - México

A Caverna dos Cristais Gigantes de Naica, está localizada numa área de exploração mineral, no estado de Chihuahua ao norte de México.


O complexo mineiro de Naica, contém alguns dos maiores depósitos mundiais de prata, zinco e chumbo.


Lá foram achados os maiores cristais naturais de selenita do mundo, que chegam a ter mais de 10 metros de extensão.


A caverna fica a 300m de profundidade, tem dimensões aproximadas de 10x30m e o maior cristal tem 11 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 55 toneladas.


Quando ela foi encontrada por mineradores das minas de prata de Naica, Norte do México, ninguém imaginava que ao atravessar uma das paredes da caverna encontrariam tal beleza exótica.


Como o achado tem importância secundária para os responsáveis pelas minas de Naica, ela poderá voltar a ser fechada no futuro.


Outra razão são as condições difíceis para visitá-la. Para começar, a temperatura chega aos 50 graus e a umidade do ar é de 100%.


O geólogo afirma que isto faz com que fluidos se condensem nos pulmões de quem não usa equipamentos especiais e muitos exploradores chegam a desmaiar.


Tanto que para conseguir as imagens, a equipe da BBC teve que usar uma roupa onde podiam ser armazenados cubos de gelo, além de uma máscara que fornecia ar fresco e seco.


Poucos geólogos tiveram a chance de chegar até a Caverna dos Cristais. Mesmo sob a perspectiva do fechamento, o geólogo Iain Stewart afirma que um consolo para os estudiosos é que talvez existam muitas outras cavernas como a de Naica que ainda precisam ser descobertas no mundo.


Um ser humano só pode permanecer neste ambiente por cerca de 6 a 10 minutos, antes que ocorra uma perda severa das funções mentais, por isso, não é possível transformar esta descoberta numa atração turística.

Fonte: Lugares Fantásticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário